segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Fortaleza Belle Époque por Ramos Cotoco


Na segunda metade do século XIX, os setores dominantes buscavam romper com o ar provinciano que se respirava em Fortaleza. Esta idealização toma forma na "civilidade" que a cidade passa a expor após a incorporação dos costumes europeus, sob a influência de Paris. 
No contexto afrancesado de Fortaleza, Ramos Cotoco ensaia sua crítica em várias canções que evocam a sociedade de então. Na canção aqui apresentada na voz de Simone Sousa, o autor critica a vestimenta das moças que envoltas em largos vestidos, em espartilhos e meias passeavam pelas ruas da cidade. Cômico, Cotoco destaca a recente beleza destas.

Por Lenúcia Moura.

3 comentários:

  1. Lêda, muito interessante seu blog sobre a Educação do Ceará, adicionei-o no meu.

    ResponderExcluir
  2. Caro Totó, estamos ainda engatinhando no mundo virtual. Uma espécie de fase de adaptação. Esperamos, em breve, utilizá-lo melhor. Talvez para criar novas alternativas de debate com os alunos, assim como receber contribuições. Saudações, Lêda.

    ResponderExcluir
  3. Seu artigo sobre a Belle Epoque me serviu de fonte em trabalho da UECE. Obrigado e Parabéns pelo blog. Helaine Portela (estudante pedagogia UECE).

    ResponderExcluir