Com este blogger, nos somamos aos professores e professoras, alunos e alunas que se ocupam em animar os estudos sobre a História da Educação e sobre a História e a Geografia ensinada. Destina-se, especialmente, aos alunos e as alunas da disciplina de História da Educação II (Brasil e Ceará) do Curso de Pedagogia do CED/UECE e da FECLESC/UECE, ministrada pelas professoras Lêda Vasconcelos Carvalho e Maria Lenúcia de Moura.
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Muito bom..rsrsr...
ResponderExcluirO mito 'Alegoria da Caverna' do livro VII da República nos conta sobre a superação de barreiras e o acesso ao conhecimento. Platão revoluciona com a concepção de saber; conhecer passa a ser visitar o mundo das ideias, conhecer as formas no seu lugar de origem.
Interior e Exterior, esfera sensível e esfera inteligível, QUE PENA permanecermos iludidos com a aparência.
♫ ♪...Que pena, que pena
Pois não é fácil recuperar...♫ ♪
Jorge Ben Jor.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEntão como conhecer as essências e abandonar as aparências ? Será que a essência está no mundo das idéias como parece indicar Platão?
ResponderExcluirLêda Vasconcelos/Lenúcia Moura
A analogia se dá para explicar a relação entre as esferas sensível e inteligivel, de como se dá o conhecimento e ascensão da alma. Estar no interior da caverna é permanecer iludido com as aparências e não ter acesso ao conhecimento, sair da caverna é ascender a esfera inteligivel e acessar as formas. Entretanto, ir em busca do conhecimento é uma tarefa árdua e dolorosa, pois é mais cômodo permanecer na escuridão.
ResponderExcluirA essencia se dá na superação das coisas naturais, a verdade como bem maior.
" O mundo apresenta-se a todos da mesma forma, mas o que pensamos a partir disso é suscetivel a nós." ...CONHECIMENTO AÍ VAMOS NÓS..!